Friday, April 18, 2008

O Novo Gus Vant Sant

Harvey Milk foi o primeiro homem gay assumido a ser eleito para um cargo politico no mundo. Isso hoje pode não parecer nada demais. Mas quando aconteceu, em Sao Francisco, California, nos anos 70, o contexto social era ligeiramente diferente.
Por exemplo, nao existia nenhuma organizacao gay no país, alguns psiquiatras ainda consideravam o homossexualismo como uma doença e pessoas foram presas - sim, PRESAS- por assumirem ser gays. Então o bicho pegava mesmo. E Harvey Milk nunca entrou no armário. Pelo contrário. Ele dizia que queria dar esperança para tanta gente que vivia escondida.
E morreu jovem, tragicamente assassinado por um "colega" de trabalho.
O primeiro filme não-documentário da vida de Milk está sendo filmado desde janeiro em São Francisco. Ele já é meu filme-mais-esperado-do-ano, pois tem o meu Dream Team cinematográfico.
Gus Van Sant dirigindo.
Sean Penn no papel de Milk.
E Emile Hirsch interpretando o melhor amigo de Milk.
Eu já escrevi bastante desses três aqui no blog. E quem me conhece um pouco sabe que eu tenho foto do Sean Penn até na porta da geladeira (literalmente).
Então basta dizer que eu nao escolheria melhor.
---------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
Os dois atores na filmagem. Gus Van Sant é tão bom que conseguiu até deixar o Sean Penn e o Hirsch horrorosos.
---------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

* Pesquisando mais sobre Harvey Milk, achei
esse livro ilustrado, lindinho que conta a importância política e social dele- para crianças! E o que é mais bacana ainda -segundo as críticas- sem banalizar mas também sem dramatizar.
* Gus Van Sant está em um artigo da revista Flaunt desse mês. Ele fala do filme novo, bem "estrelado" comparado com seus últimos filmes. (Desde de Good Will Hunting que ele não faz um filmão big budget assim)
E conta seu início artistico que incluiu ser guitarrista em uma banda de rock (!).

1 comment:

Thais said...

vou atras do livro na biblioteca... to louca pra ver como e que eles contaram a historia pras criancas.