Sunday, April 20, 2008

give peace a chance

"It's the coolest ice cream in the freezer" - Houston Chronicle

A Ben & Jerrys - marca de sorvete famosinha, original de Vermont/USA - aproveitou a onda das eleicoes americanas pra entrar no clima anti-guerra e pro-democratas pra criar o sabor mais gostoso do catalogo atual. E eu aproveitei o clima paz e amor de ida pra festival na California pra experimentar.

O Imagine Whirled Peace e um combinado de sorvetes de creme e caramelo com pedacinhos de cookie de toffee e chocolate - em formato de peace sign. Sim, e tao gostoso quanto parece. E nao, voce nao ta ficando maluco se achou que o nome te lembra alguma coisa. Eu explico.

Os criadores da Ben&Jerrys sao hippies mas nao sao bobos. Quando eles decidiram entrar no movimento de paz com a marca mais cool do verao, eles ligaram pra Yoko Ono e conseguiram o ok pra ir em frente com uma campanha que teria ninguem menos do que John Lennon como porta-voz. E a dele cantando "War is Over (If You Want It)" ecoa na cabeca da gente que nem tinha nascido na epoca, ate hoje.

No site da campanha da pra participar de um jeito divertido, mandando uma imagem com a sua mensagem de paz pro slide show que rola na home, ou de um jeito mais engajado, indicando uma organizacao que, segundo a sua opiniao, faca o bem seguindo os mesmos ideais. Aquela que receber mais indicacoes ganha um premio em dinheiro e a pessoa que indicou viaja pra NY pro lancamento da campanha mundial.

Falar sobre paz pode parecer facil, mas engajar pessoas e inspirar movimentos e opinioes deve ser bem mais dificil. Num pais em guerra onde a galera anda mais preocupada com o proximo episodio de "Heroes" do que com o que se passa no Iraque, acaba sendo importante ressuscitar icones que fizeram o mundo pensar um dia, la atras. Principalmente se esse papel nao anda tao popular assim hoje em dia.

1 comment:

Camila Fremder said...

Belo post! Delicioso em todos os sentidos, eu diria...