Wednesday, August 09, 2006

Tá bom de vídeos

Eu sei que a Thais já escreveu do Youtube, mas é meio impressionante que os últimos assuntos mais falados no mercado de comunicação no mundo todo começaram com vídeos colocados na rede.
- O tal do Matt que fez um
vídeo dançando pelo mundo e se deu bem ganhando um patrocinador (e várias paródias).
- Os vários vídeos de experimento da mistura Coca com Mentos (aqui tem mais um) e as reações legal da Mentos e chata da Coca.
- O
vídeo da agency.com para o Subway- o ápice do exibicionismo, e eu achei o mais chato.

Se você fizer uma busca no Technorati ou no próprio YouTube, aparece uma quantidade infinita de links para esses 3 assuntos, de todos os tipos de blogs, revistas e jornais.

As pessoas falam que essa onda de vídeos veio da comunicação CGC (Consumer Generated Content, eu li na adweeek, óoo) ou Co-Creation, da formação de comunidades em torno dos assuntos, ou sei lá. Mas pra mim isso tem um quê de exibicionismo exagerado. E outro de falta de assunto.

Talvez eu só esteja um pouco bodeada dessa autofagia exagerada do "mercado". Se faz as coisas para parecerem naturais mas para gerarem buzz que dá branding e fala-se mais sobre isso...
Ok, acho que é esse o ponto né? Só me parece que a gente perde a noção do que realmente é divertido e legal e fica se autoanalisando demais.
Mas o ponto inicial desse post era: YouTube mudou nossa vida or what?

1 comment:

Thais said...

o Ben Kweller tem promovido o album novo dele com videos-reality-show semanais no youtube. eles chamam "one minute pop song" e mostram a gravacao do album e outras coisas bobas que so fas bem fas mesmo acham legais. nao sei se fas medios achariam exibicionismo, talvez sim.
mas uma coisa e verdade: youtube mudou minha vida e eu nao vivo mais sem ele. nem sem myspace. nem sem blog, nem sem orkut, nem sem msn, nem sem e-mail.
ok, agora tenho asunto pra outro post.