Monday, April 06, 2009

The Hitchhiker's Guide to Coachella Galaxy - Parte III

E então voce guardou dinheiro, tirou férias, comprou ingressos, reservou hotel, viajou horas de avião, alugou carro, dirigiu, e o final-de-semana mais importante do ano finalmente chegou.

Sexta de manhã. Com sorte, voce conseguiu dormir bem essa noite - porque a proxima vai parecer estar bem longe. Mas sem prestar atenção, planejar e aproveitar, o dia pode passar mais rapido do que voce imaginava.

E ai outra chance só no ano que vem.

Com todo o frio na barriga de mais um Coachella chegando perto no calendario, reunimos os ultimos topicos importantes – ou pelo menos interessantes – da preparação pre-festival.


---------------------------------------------------------------------------------------

Get Your Leather On!



a hora oficial do frio na barriga

1-Carpoolchella

Com o papo green dominando o pais onde quer que voce va, festival de musica nao ia ficar de fora, claro. E legal chegar na area e ver carros e vans com a palavrona CARPOOLCHELLA escrita no vidro de tras. Carpool e o termo gringo pra carona. Carpoolchella e o termo Coachella pro carro abarrotado de hipsters em nome do meio ambiente. Valido.

A gente faz a versão brazuca, mas sem bandeira, oquei?

Entre no site do festival para combinar sua carona. Ou faça amigos no hotel. Se vc está no camping, não carece de carro, óbvio.
2- Estacionamento


Os shows começam as 12pm. Tem gente que chega antes, tem gente que prefere chegar depois. O que muda e a fila do estacionamento, que geralmente bomba em torno das 13hrs (tambem por volta da 1hr, quando o mundo resolve sair dirigindo do festival pros hoteis). Dependendo do lineup e das bandas que voce quiser ver, vale chegar/sair mais cedo ou esperar e ir mais tarde. Sentar no transito nunca e legal. Debaixo de sol de 40C, com crise de ansiedade e ataque de sede é bem incoveniente.

Uma vez la dentro, os estacionamentos sao super organizados, relativamente próximos ao campo de polo e bem seguros. Alo, primeiro mundo?

3- Show schedule


Miseros dias antes do festivalzão começar, a produção libera o lineup com horarios no site. Dica do coração: IMPRIME, faz NOVE COPIAS da bendita pagininha. Porque voce nao vai cansar de ler, reler, rabiscar, fazer lista de prioridade, rasgar e começar tudo de novo.


‘Desenhar’ o seu caminho pelo festival com calma, dias antes, evita o stress e confusao de ter que decidir na ultima hora se voce quer ver o *Mark Ronson ou a MIA – ou pelo menos te prepara psicologicamente pra ver metade de um, metade do outro. Ha excecoes, claro: as bandas podem te surpreender e na ultima hora voce pode acabar resolvendo ficar com *The National ao inves de ver o Jack White falando ‘Hello Coachella!’.

*exemplos reais, vividos por nos em 2008.

Na entrada no festival você ganha os guiazinhos fofos com a programacao. Mas a gente não joga fora nossa folha impressa rabiscada. No guia vem também uma descrição das obras de arte e instalações espalhadas pelo campo, e a agendinha da tenda de autografos (siiim, existe uma tenda de autógrafos!). E lá que a gente engole o orgulho, volta a ser criança, encarna a tiete e faz a íntima com os artistas. Em alguns momentos a gente chora tbem.


A Ferr com Mike Patton em 2007
4- Hidratacao
frozen lemonade, $5, a unica que continua gelada depois de 3 minutos


Agua, agua, agua. Limonada congelada, os equivalentes a Gatorade e mais agua. O calor e tanto, mas tanto, que mesmo depois de OITO garrafas de liquido, voce nao sente vontade de ir ao banheiro. Seu corpo absorve tudo rapidinho, e la ta voce com sede outra vez.

5- Cerveja ‘no cercadinho’

tenda Heineken geladinha com a/c, onde voce pode brincar de ser DJ e tomar umas.


A Heineken e a patrocinadora official do Coachella, portanto se voce quiser tomar alguma cerveja durante o final-de-semana, ja se acostume com a ideia. A boa noticia e que a Heineken Light nao e tao ruim assim – parece bastante com as outras cervejas light americanas, que por sua vez parecem bastante com as cervejas brasileiras.


Pra galera que ainda acredita que va conseguir beber a ponto de nao poder dirigir de volta pro hotel: nao existe vodka, whisky ou qualquer outro tipo de destilado fora da área vip. As substancias ilicitas estao por toda parte, sim. Mas o clima nao lembra nem um pouco o das raves no Brasil, ou do Woodstock que a gente ve na TV. Todo mundo tranquilo e comportado, peace and love.



Ps: Nos EUA so bebe quem e maior de idade, ou seja, 21+. Pra poder entrar no cercadinho da cerveja, voce tem que mostrar identidade e so entao ganha a pulseira que te da acesso a area.

6- Refeicoes


'kiss the cook' = 0.25 cents, baratinho.

Tem de tudo pra comer, de salada a pizza, do churrasco brasileiro (yeah!) a opcoes vegan. A barraca brasileira oferece, alem de beijo, uma salada gigante com frango grelhado em cima (favorito da Thais). Nao que alguem esteja necessariamente pensando em regime, mas comer leve ajuda a manter o pique ate a noite. Ja a Ferr e mega adepta da barraca de Açai.


E importante lembrar que, quando os ultimos shows acabam e a galera sai do polo field, nao existem restaurantes abertos na area. Entao a nao ser que voce nao se incomode em comer um pacote de Doritos do 7 Eleven pro jantar, garanta uma refeicao enquanto estiver la dentro.




7- Banheiros


Existem banheiros quimicos em lugares estrategicos, de facil acesso. Ja os banheiros ‘normais’, com privada, pia, papel higienico e espelho (!!), sao mais raros, mas ainda faceis de achar. Com o mapa do Coachella pendurado no pescoco, voce se encontra em qualquer emergencia.


Obviamente a medida que o dia anda, eles vão ficando menos civilizados. Outra vantagem da área Vip. Aliás, mais da área Vip, incluindo o salãozinho de beleza, nesse post aqui.

7- Lodjinhas de cd, camiseta, bugiganga.


nao levou seu cd do MGMT pro festival? compra outro pro autografo!



A Virgin Store tem CD de todas as bandas do Coachella, quase sempre por U$10. Tambem tem livros e DVDS e Cds de outras bandas, sure. As lojinhas de camisetas e posters é uma delícia. E as vezes chegam novidades nos dias seguintes. Mas calma, o mundo não vai acabar (em 2007 a Ferr compulsiva comprou 6 camisetas).
-----------------------------------------------------------------------------------


Fica por aqui o nosso Guia Coachella 2009. Talvez coisas mudem ate o ano que vem, mas a gente espera que nao. Ja e bom demais pra ser de verdade. Cabe a voce se divertir e aproveitar ao maximo, porque passa rapido. E nao se preocupem em seguir a mesma turma o tempo todo. Como os proprios produtores do festival dizem no DVD oficial do festival, “everyone has their own Coachella”, e a diferenca entre o lineup que voce viu e que seus amigos viram e que faz o negocio tao legal.


A gente vai atualizar o Twitter de la, como fizemos em 2008. E assim os pontos-de-encontro de ultima hora tambem serao marcados. No fim, todo mundo se conhece e ninguem fica perdido.



( DICAS DO COACHELLA )
Bom Coachella, a gente se ve la! :)
The Hitchhiker’s Guide to Coachella Galaxy I – Stairway to Heaven
The Hitchhiker’s Guide to Coachella Galaxy II – Hotel California

5 comments:

Unknown said...

Como "estagiário de marinheiro de primeira viagem (EM TREINAMENTO)", agradeço muito as inúmeras dicas do Coutiela. Só discordo da avaliação da cerveja Heineken, mas não dá pra exigir que pessoas que manjam tanto de música possam tb entender de cerveja. :)

Ange said...

Isso que é Maximal!

Um dia eu tropeço no balde e largo essa vida de espanador...

Bruneco said...

Urruo !!!
Passei o final de semana de pascoa pertinho de Indio. Fui pra Palm Spring e ja esperimentei o calor do deserto que as meninas tanto falam.
Ja to com a pele treinada e usando protetor 8 sem problemas. Se alguem passar por Santa Monica, Venice ou Marina Del Rey me aviiiiisa que to na area!

Thais said...

A gente vai ficar em Venice de amanha ate quinta. Quem sabe nao rola um encontro pre-Coachella? :)

Bruneco said...

Aeeee, primeiro alo de Coachella land... cheguei aqui meio dia de quinta e ta muito sol. O internet cafe eh de graca, por enquanto. Vou tentar ir na festinha hoje mas acho que eh longe daqui pra ir de taxi!

Eh muito engracado ver a galera chegando e armando as tendas e barracas... gente de todo tipo.
huahuahuahuhauhuaha!

ateh!