Sunday, August 30, 2009

Jane's Addiction e Lollapalooza 09

O último dia do Lollapalooza 09 foi o dia mais quente da minha vida e pior ainda que o sábado.
Não sei com que forças o Friendly Fires conseguiu tocar sob o sol do meio dia, levar aquela gente toda pra assistir em um horário ingrato e o Ed Macfarlane conseguiu dançar sem parar. Um vento batia por 2 segundos e parava. Ele pingando de calor ainda teve forças de descer pra galera no fim do show.
Mais tarde o Ed me disse que prefere morrer de calor do que ter o vento contra o platéia, levando o som pro outro lado, pq ele precisa gritar mais.


Na área de imprensa o Passion Pit e o Vampire Weekend deram entrevistas. Passion Pit aliás são reis aqui. Show deles parece uma festinha e a galera empolgada fazendo muito body surf.


O público do Band of Horses quase expulsou o Lou Reed, já que o BoH não podia começar o show enquanto o Lou Reed não terminasse, no palco vizinho. Multidão linda, cantando junto Funeral, Ghost, no comecinho da noite, com os prédios de Chicago ficando iluminados atrás.


O show que encerrava o domingo era basicamente o que me fez ir até Chicago. Não que eu precise de muito motivo pra ir em um festival de rock, mas Jane’s Addiction é uma das top 5 bands of my life e ver a volta dos caras pra mim era questão de honra. Eu não tinha idéia o quanto tinha mais gente ali na mesma expectative que eu, só pra ver Perry Farrel, Dave Navarro

Eu criei muita coragem pra atravessar uma das maiores multidões que já vi na vida (acho que só perdeu pro show da volta do Rage Against no Coachella 07) e pegar lugar bem na frente do palco. A fila de fotógrafos e Vips pra entrar na área de imprensa também era a maior do mundo.

Depois de tantos festivais e shows comportados, as bandas agradecendo e elogiando o público, super humildes dizendo que não sabiam o que estavam fazendo ali, sendo educados e fofos (Caleb Followil até pediu pra gente ir pra casa com cuidado e take care of each other) para um público também comportado, o Jane’s Addiction chegou com aquele jeito de rock dos anos 90.
Perry Farrell chamando o público de motherfuckers, contando histórias de putas, bebendo no gargalo, fazendo sinais "obscenos". Uma menina tentou invadir o palco de topless e foi levada pelos seguranças.
A inevitável breguice da atitude rock n roll também estava lá na roupa dourada do Perry, nas reboladas dele, Dave Navarro- sarado igualzinho nos anos 90- de calça de couro preta e sem camisa, dançarinas japonesas semi nuas, dragão chinês invadindo o palco....


Mas pra mim hoje pouca gente faz rock daquele jeito. No Lollapalooza 09 ninguém fez um show com aquela força, ninguém parecia ter tanta intimidade com a multidão e fez ela cantar junto todas as músicas em um coro só.

E sem se levar tão a sério. Eles não são bonzinhos mas também não tão nem aí em parecer maus.
No fim do show, Perry, do lado da mulher trouxe os 2 filhinhos pequenos- fofos. Se emocionou em falar da volta da banda e do record de público daquela ediçao do Lolla. E o show terminou em família: banda, mulher, filhinhos e uma invasão de coelhinhas da playboy bebendo champagne no palco.

No comments: