Tuesday, February 20, 2007
Carbon Neutral
Nas últimas semanas todo os blogs gringos de publicidade e planejamento tem falado sobre responsabilidade ecológica ou “green marketing” e sobre como empresas/marcas e os planejadores devem agir rápido sobre isso antes que o planeta acabe de vez. Apesar desse movimento não ser novidade, agora ele tem um nome que todo mundo ja ouviu: “Carbon Neutral”, pois as ações visam diminuir a emissão de dióxido de carbono no mundo.
A Marks and Spencer- maior loja de departamentos de UK já anunciou que será Carbon Neutral até 2012. O Wal Mart está estimulando a venda de lâmpadas “green friendly” que economizam energia. Hollywood produziu um filme que mostra como o planeta será para as próximas gerações se a gente não conseguir brecar o aquecimento global agora (An Incoveninet Truth).
Nesse assunto duas questões pairam no ar (cheio de carbono):
O maior desafio ambiental para as marcas, empresas e pessoas é diminuir a quantidade de energia gasta, e por isso, diminuir também a quantidade de coisas produzidas. Conseqüentemente, precisaríamos diminuir a necessidade das pessoas consumirem tanto o tempo todo. O que vai diretamente contra as profissões de publicitários, planejadores e marqueteiros. E o Russell escreveu um post incrível sobre isso, sobre fazermos as pessoas consumirem idéias ao invés de coisas físicas.
E acho que no Brasil essa consciência está ainda engatinhando e é muito mais discurso do que prática. Fora a Ed. Abril, Fiat, Natura e Osklen e mais uma ou outra, não lembro de grandes iniciativas de marcas e muito menos de agências mostrando consciência ambiental ou tentando conscientizar as pessoas.
Postado por
Ferr
Marcadores:
cinema,
publicidade
Subscribe to:
Post Comments (Atom)
1 comment:
todo mundo tinha que asistir "An Inconvenient Truth", o Al Gore manda muito bem e me deixou de boca aberta ate o fim.
Medo, minha gente, muito medo.
Uma prova do aquecimento global e que so nevou aqui na semana passada, e estamos a 10 dias do fim do inverno.
Post a Comment