Tuesday, November 28, 2006

Los Hermanos

Os mexicanos sao extremamente educados. É o tempo todo "permiso", "permitame" e quando a gente agradece algo eles mandam um "siempre para servirte senora". Fofos.

Outra caracteristica bacana é que eles sao muito bem informados sobre a cultura e história do seu país. Desde as classes mais simples.
Todos os motoristas de taxi se oferecem para fazer um tour cultural e varias pessoas nas ruas me explicavam a historia de algum monumento que eu estava olhando. Ou contavam que foi o Porfirio que construiu aquela avenida.
Isso me lembrou quando a gente vai para as praias paradisiacas do nordeste e ve aqueles meninos pobres tentando viver de vender coco e carregar mala. A gente sempre pensa: porque as escolas nao focam em ensinar para a criancada a historia e cultura do local para eles conseguirem viver do turismo de um jeito mais digno. Tudo bem que aquelas criancas tem poucas chances de virar engenheiros em SP mas podem virar otimos guias turisticos enquanto isso, for god sake.
Voltando ao Mexicanos, além de orgulhosos de seu país também são politizados.
Esta semana é a troca de governo, e em toda da cidade convivem diversas manifestações e grupos politicos.
E como eu sempre vejo coisas do além, vi até uma manifestação de homens desnudos, só de cuequinha, numa das avenidas principais, contra um senador local que parece que está desapropriando terras indígenas.
Será que aquelas manifestações malas da CUT na Paulista ficariam mais engraçadas ou trágicas assim.


No comments: