Thursday, August 30, 2007

Controversia


Mais uma dica de livro.

To terminando de ler o "A Million Little Pieces", do James Frey. Nao tinha escutado falar dele no Brasil, mas aqui todo mundo sabe a polemica que o nome gerou ha 2 anos atras, na epoca do lancamento. A historia, meio resumida: o livro conta a passagem do autor por uma clinica de reabilitacao pra alcoolatras e viciados em drogas. Super detalhista, meio depre, triste porem real, o negocio te deixa de cabelos em pe e faz ate pensar duas vezes antes daquele proximo martini na balada (ok, exagerei). Mas enfim, em uma palavra: e punk.

A polemica rolou quando a Oprah, queridinha dos gringos, resolveu adotar o James Frey como queridinho dela mesma, chamou pra entrevista, recomendou o livro, assinou embaixo. Ate o dia em que ele comentou que algumas das historias contadas ali foram criadas por ele pra conectar os fatos que ele lembrava entre um "cold turkey" e outro. Dai em diante o caos se armou - ele foi chamado de mentiroso e oportunista, a Oprah subiu no sofa e voltou atras com tudo que tinha dito sobre o cara e ate hoje ele aparece aqui ou ali dando suas explicacoes.

Minha pergunta 1: como e que alguem em fase de recuperacao de um vicio trash em crack-cocaina-alcool-heroina-e-por-ai-vai ia lembrar de cada detalhezinho micro e escrever um best seller sem falha alguma?

Minha pergunta 2: sera que se o tal do James tivesse chamado o seu livro de ficcao "baseada em fatos reais" a bagunca teria sido a mesma?
Minha conclusao: na falta do que fazer, vai ler o livro do cara. Vale a pena e te faz dar valor pra coisas muito maiores do que discussoes preguicosas como essa.

1 comment:

Camila Fremder said...

Nossa, que confusao! Só tem gente louca nesse mundo né? Bom, não estamos sozinhos...
PS:tem uma surpresa no meu blog pra vc...

bjs

Camila