Tuesday, July 24, 2007

Believe the Hype

Faz uma semana que eu tenho pensado no meu proximo post, que teoricamente seria sobre o aniversario do Summer of Love - movimento hippie revolucionario que virou Sao Francisco de cabeca pra baixo em junho de 1967 (alguem ai precisou da explicacao?).
Lendo a nova edicao da Rolling Stone, entrando na fila pra alugar Factory Girl na Blockbuster, assistindo os especiais da VH1, cheguei a conclusao que eu ja suspeitava: nada seria suficiente pra me deixar satisfeita com o nivel de informacao pra analisar, comparar e concluir.
Ja comentei ha algum tempo a minha obsessao pelo que aconteceu no passado, pelas historias, descobertas, moda, musica e porque nao as drogas, bem mais glamurizadas que hoje em dia.
Com o que eu vi por ai, conheci um lado mais realista do movimento mais legal da historia. Artistas como Eric Clapton contando sobre as bad trips que rolavam quando ele via gente que nao tinha nada a ver com o ideal hippie no meio da galera - mendigos e jovens que fugiram de casa so querendo get high pra esquecer a vida real.
Gente como a propria Edie Sedgwick, relatando o efeito Flower Power em Nova York. Diferente da California, os artistas de la encararam a mudanca de comportamento muito mais friamente, e intelectualmente. Andy Warhol e o seu maior exemplo. Ela comenta em linhas sutis a rivalidade entre as duas costas do pais, e seus principios numa fase em que ambas sabiam que tudo iria mudar.
E claro, a influencia de todo o terremoto cultural sobre a musica e a arte em geral. E so olhar pra tras, ver e escutar historia.
Talvez os meus pais estivessem certos quando me viram escutando Beatles pela primeira vez e disseram "nunca mais houve banda igual". Talvez Clapton tenha tido razao quando disse que naqueles dias voce realmente sentia que pudesse mudar o mundo, mesmo que sob efeito catatonico das doses de LSD.
Hoje em dia a nossa geracao nao tem uma causa, e motivo o mundo tem de sobra. Eu nao me considero a mais politica das pessoas e sei que por muito menos, protestos maiores comecaram um dia, la atras. O que eu continuo me perguntando e qual elemento faria a diferenca, e porque que a gente parou de acreditar, desistiu de discutir e resolveu so assistir pela CNN.com.
E vai ver que e por isso mesmo que eu continuo achando que aqueles anos foram demais.

No comments: